Representantes da Defesa de Japão e EUA discutem medidas para lidar com China

Os responsáveis pela Defesa do Japão e dos Estados Unidos concordaram em melhorar a cooperação bilateral em novos setores como o aeroespacial e o de segurança cibernética para lidar com a crescente influência da China.

Takeshi Iwaya, o ministro japonês da Defesa, e Patrick Shanahan, o secretário interino da Defesa dos Estados Unidos, encontraram-se nesta terça-feira (4) em Tóquio. No início da reunião, Iwaya disse que estava ansioso para discutir maneiras de fortalecer e aprofundar a aliança nipo-americana.

Shanahan afirmou que as diretrizes da Defesa do Japão complementam a estratégia da Defesa dos Estados Unidos, e disse que Washington deseja integrá-las. O secretário interino se mostrou confiante em concretizar o objetivo de uma região Indo-Pacífico “livre e aberta”. Segundo a estratégia americana para a região Indo-Pacífico, a China representa uma ameaça à ordem internacional.

Iwaya e Shanahan decidiram estabelecer um grupo de trabalho para debater em detalhes como as Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos Estados Unidos poderão cooperar em assegurar sua superioridade nos setores aeroespacial e de segurança cibernética.

Fonte: NHK