População de crianças no Japão apresenta queda pelo 38º ano consecutivo

O Dia das Crianças no Japão é comemorado em 5 de maio. Contudo, o número de crianças no país vem declinando há 38 anos consecutivos, desde 1982, e a marca atual é a mais baixa já registrada.

O Ministério do Interior e Telecomunicações informou que o número de crianças com idade inferior a 15 anos chegou a um total de 15,33 milhões, em dados de primeiro de abril, sendo que 7,85 milhões são meninos e 7,48 milhões, meninas. O total representa uma queda de 180.000 no número de crianças em relação ao ano anterior.

As crianças representam agora 12,1% do total da população japonesa. Isto significa uma queda de 0,2 ponto percentual em relação ao ano anterior, e estabelece um percentual de baixa recorde por 45 anos consecutivos.

A situação é semelhante, em dados de primeiro de outubro de 2018, para os resultados registrados nas províncias japonesas. Apenas Tóquio exibiu um aumento, e Okinawa permaneceu no mesmo patamar. Todas as outras 45 províncias apresentaram um declínio.

Durante os 30 anos da era Heisei, que chegou ao fim no dia 30 de abril, houve uma diminuição de cerca de 8 milhões no total da população de crianças com idade inferior a 15 anos no país.

Fonte: NHK