Os cinco melhores festivais de sakura em Tóquio

Por , Japão em Foco

A floração da cerejeira em Tóquio está no seu auge e sua beleza icônica e efêmera nos convida a passar horas sob as belas flores. Mas em alguns lugares há ainda algo adicional faz desse momento uma atmosfera festiva e única: Os festivais das flores de cerejeira.

Os festivais de Sakura significam que além de você ser contemplado com a beleza das flores de cerejeira, você ainda terá à sua disposição para provar uma infinidade de comidas típicas de rua (yatai), os famosos fast foods japoneses, além de bebidas típicas como saque.

Os festivais de flores de cerejeira em Tóquio costumam se estender ao longo de duas semanas durante a floração. Por questões óbvias, esses festivais ficam lotados nos finais de semana, portanto se quiser evitar a multidão, procure ir no começo ou meio da semana.

Confira abaixo os cinco melhores festivais de flores de cerejeira em Tóquio. Lembre-se que essas datas referem-se a 2019, portanto no ano que vem e nos próximos, as datas podem não coincidir pois depende do período da floração que pode variar a cada ano. Mas você pode verificar nos sites oficiais de cada lugar assim que a primavera se aproxima.

1. Miura Kaigan | 5 de fevereiro a 10 de março

Nome do festival: 三浦海岸桜まつり

A Kawazu é uma das cerejeiras que costumam florescer mais cedo do que outras variedades. Elas são muito comuns na costa da província de Kanagawa e geralmente está em plena floração no final de fevereiro. As flores ficam iluminadas a cada noite, das 17h às 21h.

Na estrada que vai de Miura-Kaigan até Komatsugaike Park, existem mais de mil árvores, e suas flores intensamente rosa serão iluminadas à noite, das 17h às 21h. Mais informações.

2. Parque Sumida | 21 de março a 7 de abril

Nome do festival: 墨堤さくらまつり

Um excelente lugar para a prática do hanami é o Parque Sumida com mais de 600 cerejeiras entre a Ponte Azumabashi e a Ponte Sakurabashi. O lugar é visitado há centenas de anos pelos moradores locais durante a floração. Há flores de cerejeira em ambos os lados do rio.

E hoje em dia, ainda temos a belíssima visão do Tokyo Skytree, a maior torre de transmissão do mundo. Há passeios de barco disponíveis se você quiser adicionar outra experiência interessante à sua visualização de flores. Mais informações.

3. Ueno Park | 21 de março a 7 de abril

Nome do festival: うえの桜まつり

O Parque Ueno abriga um dos mais movimentados festivais de flores de cerejeira de Tóquio. São mais de 800 cerejeiras em plena floração com lonas azuis no chão para a prática do Hanami. O local costuma ficar cheio especialmente nos fins de semana.

Você ainda tem a oportunidade de passear de barco no lago, seja em formato de cisnes ou em barcos a remo tradicionais, e passear sob as flores, enquanto petisca alguma comida do festival para satisfazer o seu coração. Mais informações.

4. Nakameguro | 23 de março a 10 de abril

sakura nightNome do festival: 中目黒桜まつり

O canal de Nakameguro é um dos lugares mais icônicos para o Hanami em Tóquio. Além das cerejeiras em flor, barracas e cafés se alinham em ambos os lados do rio, servindo petiscos e bebidas tradicionais como o champanhe rosa, que é a bebida favorita da temporada.

É um lugar para casais, então se você está procurando um passeio romântico à noite, este é o lugar perfeito para escolher. Embora as cerejeiras sejam lindas durante o dia, elas são particularmente impressionantes no começo da noite quando ficam iluminadas.

5. Kitanomaru Park, Chiyoda | 27 de março a 7 de abril

Nome do festival: 千代田のさくらまつり

Realizado no Parque Kitanomaru, com suas fabulosas cerejeiras, o festival da flor de cerejeira de Chiyoda é um dos mais populares de Tóquio. As árvores são iluminadas à noite e você tem a oportunidade de passear em um barco a remo no fosso do antigo castelo Edo.

Além disso, há cerca de 250 árvores de Somei Yoshino formando um túnel de 700m pelo qual você pode passear, e é impressionante contraste das flores com as dezenas de arranha-céus ao fundo. Durante o festival, há barracas de comida e bebidas também. Mais informações.

Bom, esses são os cinco melhores “Sakura Matsuri” de Tóquio. Se você estiver na capital japonesa durante a floração das flores de cerejeira não deixe de conferir a beleza e a atmosfera única desses festivais e aproveite para experimentar algumas das muitas iguarias tradicionais da culinária japonesa disponíveis nas barraquinhas Yatai. Gostou? Compartilhe! 🙂

Fontes: tokyocheapo.comjw-webmagazine.com