Izumo quer fixação dos brasileiros na cidade

Os brasileiros são maioria dos estrangeiros na cidade de Izumo, na província de Shimane. A cidade colabora para a fixação de residência dos verde amarelos.

Dentre as cidades da província de Shimane, Izumo concentra mais de 3 mil brasileiros. A maioria trabalha em uma indústria de eletrônicos da cidade e a cada ano percebe-se aumento dos residentes.

Em 30 de maio o número de residentes estrangeiros foi de 4.217 pessoas, sendo que 3.111 são brasileiros. Ou seja, 74% são verde amarelos.

Em geral são recrutados no Brasil, mas alguns se mudam para lá devido ao trabalho nessa indústria.

O governo municipal vem promovendo esforços para a fixação dos verde amarelos. Em 2006 eram 740, ultrapassando mil no ano seguinte e em 2008, porém com a crise, em 2009 o número caiu para 642. No entanto, desde 2014 o número tem curva ascendente e mais de 70% tem idade produtiva, na faixa dos 20 aos 40 anos.

Facilidades para os brasileiros

Com o intuito de fixá-los na cidade foram criadas facilidades como contratação de intérprete na prefeitura, panfletos bilíngues, cursos da língua japonesa e outros adicionais, entre outras.

Uma rede de supermercados, a Supercenter Plant, inaugurou gôndolas com produtos brasileiros para atender essa população. Também uma farmácia disponibiliza medicamentos em português para facilitar a compra.

Há mais facilidades e benefícios no plano da cidade, a serem executados até 2020, de modo a colaborar para a convivência harmoniosa e também para a fixação da residência.

Para elaboração desse plano foi feita uma pesquisa entre parte dos residentes verde amarelos, para ouvir suas necessidades. As crianças estão nos planos para que possam frequentar as escolas da cidade, assim como o oferecimento de moradias públicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *