Trem e metrô de Tóquio terão aumento de até 80% no número de usuários durante Tokyo 2020

Tóquio – Especialistas japoneses estão prevendo um aumento de 10% a 20% no número de usuários nas principais estações de trem e metrô de Tóquio durante o período de realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020.

Os especialistas projetaram um quadro nada animador para a situação dos transportes na cidade no período do evento. De acordo com eles a grande concentração de pessoas não se limitará ao horário de rush das sete da manhã, estendendo-se durante o dia inteiro. Um dos responsáveis pelo estudo, o professor Higashi Taguchi da Universidade de Chuo afirmou que “caso nada seja feito, não seria uma surpresa ver pessoas sendo levadas para o hospital”.

O professor Higashi é especialista em redes de trânsito e atua na resolução de questões sociais por meio de modelos matemáticos. Para ele as principais estações de Tóquio como a própria estação de Tóquio, Shinjuku, Nagata-cho, entre outras, terão um fluxo de 10% a 20% maior do que o normal durante o período de realização do evento. Outras estações próximas as arenas olímpicas como as estações das linhas de Yurikamome e Rinkai ficarão lotadas durante o dia inteiro, com parte delas podendo ter um aumento de fluxo de 50%.

Os trens e metrôs da região metropolitana de Tóquio são utilizados por 8 milhões de pessoas todos os dias. Estima-se que durante o período de realização do evento haverá um acréscimo de 660 mil pessoas. E ainda segundo o professor Higashi não haverá uma estação de trem e metrô da cidade que não estará congestionada durante a realização de alguma das modalidades olímpicas. Estações como a de Tóquio poderão ter um acréscimo de 80% no número de usuários durante as partidas.

O especialista alertou para a necessidade do governo local tomar medidas para impedir um caos no transporte público da cidade. Em resposta às demandas de Higashi, o presidente da JR East Yuji Fukazawa disse que o plano da empresa para enfrentar o aumento no número de usuários começará a ser estudado a partir desse mês. Contudo, o presidente frisa que não há como montar um plano completo considerando que o cronograma das modalidades olímpicas ainda não está definido. Ele disse que todo o esquema será montado levando em consideração possíveis adaptações durante o processo.

Fonte: NIKKEI STYLE

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *